RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A Reserva Particular do Patrimônio Particular Natural (RPPN) São Francisco de Assis é uma Unidade de Conservação de âmbito estadual, criada pelo Instituto Estadual de Florestas, gravada com perpetuidade, através da Portaria n° 100, de 05 de junho de 2009 e encontra-se entre as coordenadas geográficas 20°54’50” S e 44°40’15” W, na altitude de 1.086 metros, no município de Lagoa Dourada.
A RPPN São Francisco de Assis está classificada, segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), como uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável da região dos Campos das Vertentes, juntamente com outra Unidade de Conservação, que é a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de São José, entre os municípios de Prados e Tiradentes.
Vigiar e cuidar da riquíssima flora, fauna, nascentes e represa são as primeiras e mais importantes atribuições dos instituidores da FAEPMR, cumprindo o que determina o Art.3º. do Estatuto, em sua alínea d:
“Proteger e conservar sua dotação inicial, a área constituída pelo imóvel rural denominado Pasto da Grota do Carvão, e áreas que a ela se incorporarem, velando por suas matas, campos, fauna, nascentes de água e rios, bem como privilegiar o uso sustentável dos recursos naturais”.
A RPPN São Francisco de Assis é um patrimônio natural riquíssimo por suas matas e campos, que fazem parte do bioma da Mata Atlântica de altitude. É rica, também, por sua fauna nativa e pela fauna que está sendo introduzida com a parceria do Projeto ASAS do IBAMA/IEF/MG, desde 2011. Sua flora, suas nascentes de água e a represa completam a riqueza desse patrimônio natural, que pertence à Fundação de Assistência e de Ecologia Professor Maurício Resende (FAEPMR).
1975
1975
1975
1979
1979
1979
1987
1987
1987
2009
2012
2020
2022
Entrada da RPPN
Represa
Nascente
Bugio-preto
Lobo-guará
Macaco-sauá
Macaco-prego
ARBORETO DE LAGOA DOURADA
O Arboreto de Lagoa Dourada foi criado numa área de 2.800 m², no centro do município, doada pelo Professor Maurício Resende, um dos instituidores da FAEPMR e é uma contribuição da Fundação de Assistência e de Ecologia Professor Maurício Resende (FAEPMR) totalmente gratuita à população de Lagoa Dourada/MG, sem qualquer ajuda financeira externa, pública ou privada.
Objetivo Geral:
Reflorestamento da área de 2.800 m² situada à Rua Altino José de Resende, 361 - Centro, Lagoa Dourada/MG, com mudas de espécies vegetais nativas do bioma da Mata Atlântica de altitude.
Objetivos Específicos:
-
Melhorar a qualidade do ar do município de Lagoa Dourada/MG;
-
Educação Ambiental, com enfoque nas características principais de algumas árvores do bioma da Mata Atlântica de altitude e a importância de preservá-las;
-
Conscientização e valorização do meio ambiente.