Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
O Processo da Qualidade na FAEPMR
Por Que Implantar um Sistema de Gestão da Qualidade no Terceiro Setor?
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Qualificação e Visibilidade: Confiabilidade, Competência, Credibilidade, Segurança, Acesso e Comunicação;
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Prestação de Serviços: No Terceiro Setor a discussão da Qualidade é voltada para a área de serviços, o que requer uma abordagem específica, uma vez que o componente intangível presente nos serviços dificulta a avaliação de sua qualidade;
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Certificação de Sistemas da Qualidade (SGQ), onde a Norma ISO 9002 é utilizada para a padronização das atividades e organização de procedimentos. Este foi o caminho que os administradores da FAEPMR optaram por implementar em seus procedimentos administrativos e em seus Projetos e Subprojetos
Passos da Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na FAEPMR
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Manual da Qualidade
O processo da Qualidade na FAEPMR iniciou em 2018 com o Manual da Qualidade e todos os processos documentados (Manuais de Procedimentos) e será implantado, em sua totalidade, até o final de 2030 (3º. Planejamento Estratégico - 2020/2030).
A elaboração do Manual da Qualidade foi o primeiro passo para a padronização e sistematização de Manuais de Procedimentos em todas as áreas e implementação de futuras auditorias internas.
Vantagens do Manual da Qualidade:
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Disseminar a Cultura da Qualidade dentro da instituição e para os colaboradores;
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Treinamento em serviço;
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Facilitar o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas auditorias internas;
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Auxiliar o auditor independente a entender a organização na auditoria externa.
> Tópicos do Manual da Qualidade.
Identidade Institucional: compreende a apresentação da instituição (que é uma breve descrição da FAEPMR); a missão; a visão e os valores;
Política da Qualidade: é uma descrição formal do que a instituição entende como qualidade. No caso da FAEPMR a Política da Qualidade é satisfazer as expectativas de todos os envolvidos (beneficiários, empregados, voluntários, estagiários, turistas, visitantes), através da:
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qualidade de serviços;
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respeito à saúde, segurança e ao meio ambiente;
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capacitação de recursos humanos;
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comprometimento com a ética;
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melhoria contínua.
2. Processos Documentados:
Área Administrativa
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Regimento Interno da FAEPMR;
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Regimento Interno da RPPN São Francisco de Assis;
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Manual de Segurança para Funcionários, Estagiários, Voluntários, Visitantes, Turistas;
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Manual de Procedimentos Administrativos (Pessoal, Patrimônio, Compras, Modelos de Contratos, Modelo de Desligamento, Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, Elaboração de Atas);
Área Contábil
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Manual de Procedimentos Contábeis
Área de Atividades-Fim
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Projeto Gente de Minas
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Manual de Procedimentos: Plano de Trabalho para Aulas Teóricas e Práticas do Sub-Projeto
Ecologia para Crianças;
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Cartilha Ambiental
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Manual de Procedimentos: Plano de Trabalho para Aulas Teóricas e Práticas do Sub-Projeto Vida & Simplicidade
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Manual de Procedimentos para Atendimento Psicológico.
2.Projeto Ecologia & Desenvolvimento
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Plano de Manejo da RPPN São Francisco de Assis;
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Manual de Procedimentos em Educação Ambiental;
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Manual de Procedimentos do Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres): Aves, Mamíferos e Répteis;
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Lista de Animais Silvestres da RPPN São Francisco de Assis.
3.Legislação: tópico importante para a transparência dos nossos processos é o acompanhamento da legislação pertinente às áreas de interesse da FAEPMR: Assistência Social; Educação; Cultura; Meio Ambiente; Trabalhista; Contabilidade; Ministério Público de Minas Gerais. Toda a legislação está no acervo da Biblioteca Elisiário José de Resende.
4.Código de Conduta Ética
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Aprovado pelo Conselho Administrativo em Ata do dia 31/10/2020;
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Visa fortalecer valores e condutas de integridade e ética organizacional buscando boas práticas cotidianas que embasem corretas tomadas de decisão;
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A Fundação de Assistência e de Ecologia Professor Maurício Resende (FAEPMR) pauta suas atividades socioambientais dentro de um conjunto de valores que buscam assegurar e preservar a sua credibilidade e a sua imagem junto às comunidades que atende e parceiros de um modo geral;
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O Código de Conduta Ética se aplica a todos os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, fornecedores, prestadores de serviços, bem como a futuros voluntários, estagiários, parceiros e todos os que se relacionarem com a FAEPMR e que devem se comprometer, formalmente, a cumpri-lo na assinatura de Contratos e Termos ou quaisquer outros documentos.
5.Programa de Integridade Institucional
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Aprovado pelo Conselho Administrativo em Reunião Ordinária de 31/10/2020
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Elaborado com base na Lei n° 12.486/2013 (Anticorrupção) regulamentada pelo Decreto n° 8.420/2015 e na Lei n° 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamentada pelo Decreto n° 10.046/2019;
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Gestão de Riscos e Controles Internos;
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Medidas de Prevenção contra Corrupção e Fraude;
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Medidas para Administração de Conflito de Interesses;
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Medidas de Transparência;
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Medidas para Privacidade e Proteção de Dados Pessoais;
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Medidas Disciplinares e Responsabilidade Jurídica.
6.Auditoria Interna
Após a elaboração de todos os Manuais de Procedimentos, iniciaremos a elaboração das Listas de Verificação de cada área, registrando os Pontos Críticos de Controle em cada uma delas. Os objetivos das auditorias internas são:
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Monitorar o cumprimento dos processos operacionais e financeiros, assim como os riscos de não conformidade com as normas estabelecidas e pela legislação vigente aplicável;
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Proporcionar meios para o florescimento de lideranças;
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Introduzir a melhoria contínua e a aprendizagem continuada através de auditorias educativas;
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Melhorar e otimizar os fluxos de trabalho;
Implementação e aperfeiçoamento das auditorias externas independentes, como complemento das auditorias internas;