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Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

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O Processo da Qualidade na FAEPMR

Por Que Implantar um Sistema de Gestão da Qualidade no Terceiro Setor?

  • Qualificação e Visibilidade: Confiabilidade, Competência, Credibilidade, Segurança, Acesso e Comunicação;

  • Prestação de Serviços: No Terceiro Setor a discussão da Qualidade é voltada para a área de serviços, o que requer uma abordagem específica, uma vez que o componente intangível presente nos serviços dificulta a avaliação de sua qualidade;

  • Certificação de Sistemas da Qualidade (SGQ), onde a Norma ISO 9002 é utilizada para a padronização das atividades e organização de procedimentos. Este foi o caminho que os administradores da FAEPMR optaram por implementar em seus procedimentos administrativos e em seus Projetos e Subprojetos

Passos da Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na FAEPMR

  1. Manual da Qualidade

O processo da Qualidade na FAEPMR iniciou em 2018 com o Manual da Qualidade e todos os processos documentados (Manuais de Procedimentos) e será implantado, em sua totalidade, até o final de 2030 (3º. Planejamento Estratégico - 2020/2030).

A elaboração do Manual da Qualidade foi o primeiro passo para a padronização e sistematização de Manuais de Procedimentos em todas as áreas e implementação de futuras auditorias internas.

Vantagens do Manual da Qualidade:

  • Disseminar a Cultura da Qualidade dentro da instituição e para os colaboradores;

  • Treinamento em serviço;

  • Facilitar o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas auditorias internas;

  • Auxiliar o auditor independente a entender a organização na auditoria externa.

> Tópicos do Manual da Qualidade.

Identidade Institucional: compreende a apresentação da instituição (que é uma breve descrição da FAEPMR); a missão; a visão e os valores;

 

Política da Qualidade: é uma descrição formal do que a instituição entende como qualidade. No  caso  da  FAEPMR  a  Política  da  Qualidade  é  satisfazer as  expectativas de  todos os envolvidos  (beneficiários, empregados, voluntários, estagiários, turistas, visitantes), através da: 

  • qualidade de serviços;

  • respeito à saúde, segurança e ao meio ambiente;

  • capacitação de recursos humanos;

  • comprometimento com a ética;

  • melhoria contínua.

 

   2. Processos Documentados:

Área Administrativa

 

  • Regimento Interno da FAEPMR;

 

  • Regimento Interno da RPPN São Francisco de Assis;

 

  • Manual de Segurança para Funcionários, Estagiários, Voluntários, Visitantes, Turistas;

 

  • Manual de Procedimentos Administrativos (Pessoal, Patrimônio, Compras, Modelos de Contratos, Modelo de Desligamento, Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, Elaboração de Atas);

 

Área Contábil

 

  • Manual de Procedimentos Contábeis

 

Área de Atividades-Fim

 

  1. Projeto Gente de Minas

 

  • Manual de Procedimentos: Plano de Trabalho para Aulas Teóricas e Práticas do Sub-Projeto

Ecologia para Crianças;

  • Cartilha Ambiental

 

  • Manual de Procedimentos: Plano de Trabalho para Aulas Teóricas e Práticas do Sub-Projeto Vida & Simplicidade

 

  • Manual de Procedimentos para Atendimento Psicológico.

 

   2.Projeto Ecologia & Desenvolvimento

 

  • Plano de Manejo da RPPN São Francisco de Assis;

 

  • Manual de Procedimentos em Educação Ambiental;

 

  • Manual de Procedimentos do Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres): Aves, Mamíferos e Répteis;

 

  • Lista de Animais Silvestres da RPPN São Francisco de Assis.

 

  3.Legislação: tópico importante para a transparência dos nossos processos é o acompanhamento da legislação pertinente às áreas de interesse da FAEPMR: Assistência Social; Educação; Cultura; Meio Ambiente; Trabalhista; Contabilidade; Ministério Público de Minas Gerais. Toda a legislação está no acervo da Biblioteca Elisiário José de Resende.

 

 

     4.Código de Conduta Ética

 

  • Aprovado pelo Conselho Administrativo em Ata do dia 31/10/2020;

 

  •  Visa fortalecer valores e condutas de integridade e ética organizacional buscando boas práticas cotidianas que embasem corretas tomadas de decisão;

 

  • A Fundação de Assistência e de Ecologia Professor Maurício Resende (FAEPMR) pauta suas atividades socioambientais dentro de um conjunto de valores que buscam assegurar e preservar a sua credibilidade e a sua imagem junto às comunidades que atende e parceiros de um modo geral;

 

  • O Código de Conduta Ética se aplica a todos os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, fornecedores, prestadores de serviços, bem como a futuros voluntários, estagiários, parceiros e todos os que se relacionarem com a FAEPMR e que devem se comprometer, formalmente, a cumpri-lo na assinatura de Contratos e Termos ou quaisquer outros documentos.

 

    5.Programa de Integridade Institucional

 

  • Aprovado pelo Conselho Administrativo em Reunião Ordinária de 31/10/2020

 

  • Elaborado com base na Lei n° 12.486/2013 (Anticorrupção) regulamentada pelo Decreto n° 8.420/2015 e na Lei n° 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamentada pelo Decreto n° 10.046/2019;

 

  • Gestão de Riscos e Controles Internos;

 

  • Medidas de Prevenção contra Corrupção e Fraude;

 

  • Medidas para Administração de Conflito de Interesses;

 

  • Medidas de Transparência;

 

  • Medidas para Privacidade e Proteção de Dados Pessoais;

 

  • Medidas Disciplinares e Responsabilidade Jurídica.

 

     6.Auditoria Interna

 

Após a elaboração de todos os Manuais de Procedimentos, iniciaremos a elaboração das Listas de Verificação de cada área, registrando os Pontos Críticos de Controle em cada uma delas. Os objetivos das auditorias internas são:

 

  • Monitorar o cumprimento dos processos  operacionais  e   financeiros, assim como os riscos de não conformidade com as normas estabelecidas e pela legislação vigente aplicável;

 

  • Proporcionar meios para o florescimento de lideranças;

 

  • Introduzir a melhoria contínua e a aprendizagem continuada através de auditorias educativas;

 

  • Melhorar e otimizar os fluxos de trabalho;

 

Implementação e aperfeiçoamento das auditorias externas independentes, como complemento das auditorias internas;

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